Perguntas Frequentes

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Todo  aluno é obrigado a renovar sua matrícula semestralmente.

A renovação de matrícula é responsabilidade do aluno e deverá ser solicitada no Portal do Estudante.

Os prazos para renovação deverão ser consultados no Calendário Acadêmico da Pós-graduação vigente, disponíveis em:

http://www.ppgeb.feelt.ufu.br/pt-br/calendario-academico

e

http://www.propp.ufu.br/central-de-conteudos/documentos

A renovação de matrícula É OBRIGATÓRIA para TODOS os alunos.

Discentes que já concluíram todos os créditos, é OBRIGATÓRIO se matricular em:
- Mestrandos PPGEB01 Dissertação de Mestrado
- Doutorandos PPGEB22 Tese de Doutorado
mesmo que a defesa não ocorra no semestre vigente.

A matrícula garante o vínculo do discente ao curso. O discente que não se matricular em qualquer disciplina será considerado como SEM VÍNCULO e poderá ser desligado.

Os discentes que cursarão alguma das disciplinas abaixo, deverão se matricular nas turmas com os nomes de seus orientadores.
• PPGEB01 Dissertação de Mestrado, turma (nome do orientador)
• PPGEB22 Tese de Doutorado, turma (nome do orientador)
• PPGEB23 Estágio Docência na Graduação I, turma (nome do orientador)
• PPGEB23 Estágio Docência na Graduação II, turma (nome do orientador)

O discente interessado em cursar disciplina em outros Programas deverá consultar a oferta de disciplinas no Programa desejado para saber a quantidade de vagas para alunos de outros cursos. As vagas são limitadas a uma porcentagem de alunos do próprio curso já matriculados.
Ex: 05 alunos do programa se matriculam, apenas 02 alunos de outros programas poderão se matricular.

A matrícula em disciplinas de outros Programas só ocorrerá após a liberação do sistema pela DIRAC, via Portal do Estudante ou via Secretarias (normalmente via Portal). O discente deve consultar o Calendário Acadêmico para saber a data exata.
Trâmites passo a passo para matrícula em outro curso:
1. Escolher a disciplina;
2. Solicitar autorização (por e-mail) para cursar a disciplina ao seu orientador(a). Após o encerramento do semestre e lançamento da nota, o aluno deverá solicitar, via Portal do Estudante, o aproveitamento dos créditos, o qual será analisado pelo Colegiado do Programa, que só será validado com a autorização do(a) Orientador(a), por isso é necessário ter a prévia autorização antes de cursar a disciplina.
3. Solicitar autorização para cursar a disciplina ao Prof. Responsável pela mesma;
4. Fazer a solicitação no Portal do Aluno;
5. Comunicar as duas secretarias:
a. secretaria ofertante da disciplina: apresentar autorização do docente responsável pela disciplina;
b. após a aprovação na Secretaria ofertante da disciplina o aluno deverá comunicar à Secretaria do seu curso: apresentar a autorização do seu Orientador(a);
6. Acompanhar a matrícula no Portal do Aluno.

Caso você tenha tido um artigo aceito em conferência nacional ou internacional você poderá solicitar o pagamento da taxa de inscrição seguindo os passos abaixo:

  1. Encaminhar um e-mail para a secretaria do PPGEB para verificar a disponibilidade orçamentária. Caso haja recursos disponíveis, então prossiga com a solicitação.
  2. Faça a solicitação via Portal do Estande, informe todos os dados do congresso. Faça a justificativa pela sua participação (importância de participar no evento).

    Me envie valor de inscrição, prazos, taxa para associado ou não, entidade organizadora (nome, CNPJ, contatos, dados bancários), cópia do artigo, aceite.

    A UFU pede, no mínimo, 10 dias úteis para efetuar o pagamento.

    Eu vi que tem vários tipos de inscrição, informe em qual se enquadra.

    A UFU não faz a inscrição em si, você deve faze-la. O pagamento será feito na conta corrente do organizador

A solicitação de inclusão no PPD-UFU deverá ser encaminhada via SEI, por um docente responsável, denominado supervisor de estágio pós-doutoral, com título de doutor, para aprovação do Colegiado do PPG.

A proposta de estágio de pós-doutoral deve conter os seguintes documentos:

  1. Projeto de pesquisa com cronograma;
  2. Plano de atividades com cronograma (para 12 meses), incluindo explicitamente o nome do supervisor sugerido, atividades de auxílio ao ensino e à extensão e o grupo de pesquisa ao qual pretende se integrar, justificando a escolha do grupo e como será a atuação;
  3. Descrição do período de realização;
  4. Descrição das necessidades de materiais, de utilização de espaços físicos, laboratórios ou outros insumos ou materiais a serem contrapartida da UFU, se couber;
  5. Declaração de concordância do Diretor da Unidade Acadêmica onde o estágio será realizado quanto às necessidades descritas no item 4, se couber;
  6. Cópia atualizada do Currículo Lattes;
  7. Cópia de documento de identidade válido com foto, preferencialmente RG;
  8. Cópia do CPF;
  9. Cópia frente e verso do diploma do título de Doutor (sem cortes);
  10. Declaração com a carga horária semanal a ser dedicada ao Pós-Doutorado, especificando as atividades a serem realizadas;
  11. Manifestação da instituição de ensino, pesquisa ou empresa onde trabalhe, quando houver tal vínculo, concordando com os termos de afastamento ou necessidade de dedicação às atividades do estágio de pós-doutorado; e
  12. Termo de Compromisso (Anexo I) e Declaração de Reconhecimento de Propriedade Intelectual (Anexo II);
  13. Comprovante de residência; e
  14. Comprovante de registro no ORCID (https://orcid.org).
  15. Carta de compromisso

Após aprovação os seguintes documentos deverão ser apresentados:

  • Requerimento de matrícula devidamente assinado;
  • Registro Civil
  • Título de Eleitor com comprovante 
  • RG
  • Diploma de Doutorado frente e verso sem cortes
  • CPF
  • Cerificado de reservista, se do sexo masculino;
  • Manifestação da instituição de ensino, pesquisa ou empresa onde trabalhe, quando houver tal vínculo, concordando com os termos de afastamento ou necessidade de dedicação às atividades do estágio de pós-doutorado (modelo termo de ciência);

Anexos disponíveis em: http://www.ppgeb.feelt.ufu.br/pt-br/resolucoes-e-normas

Para ambos os casos o caminho é o mesmo.

O(a) orientador(a) deverá fazer a solicitação no SEI com, no mínimo, 60 dias de antecedência do vencimento do prazo.

Consulte o endereço eletrônico abaixo para o passo a passo no SEI.

http://www.ppgeb.feelt.ufu.br/sites/padraopos.ufu.br/files/passo_a_passo...

 

Como saber quando vence o prazo (24 meses para mestrado e 48 meses para doutorado)?

  • a data de ingresso do aluno está disponível no histórico escolar. O aluno pode consultar no Portal do Estudante.

 

Não, a prorrogação para a formação de banca de qualificação e defesa não tem efeito para o prazo final de conclusão do curso.