16/09/2021 - 15:30 - Atualizado em 22/02/2024 - 12:01

Todo  aluno é obrigado a renovar sua matrícula semestralmente.

A renovação de matrícula é responsabilidade do aluno e deverá ser solicitada no Portal do Estudante.

Os prazos para renovação deverão ser consultados no Calendário Acadêmico da Pós-graduação vigente, disponíveis em:

e

A renovação de matrícula É OBRIGATÓRIA para TODOS os alunos.

Discentes que já concluíram todos os créditos, é OBRIGATÓRIO se matricular em:
- Mestrandos PPGEB01 Dissertação de Mestrado
- Doutorandos PPGEB22 Tese de Doutorado
mesmo que a defesa não ocorra no semestre vigente.

A matrícula garante o vínculo do discente ao curso. O discente que não se matricular em qualquer disciplina será considerado como SEM VÍNCULO e poderá ser desligado.

Os discentes que cursarão alguma das disciplinas abaixo, deverão se matricular nas turmas com os nomes de seus orientadores.
• PPGEB01 Dissertação de Mestrado, turma (nome do orientador) - somente para quem completou os 18 créditos obrigatórios
• PPGEB22 Tese de Doutorado, turma (nome do orientador) - somente para quem completou os 09 créditos obrigatórios  (ou 27 doutorado direto)
• PPGEB23 Estágio Docência na Graduação I, turma (nome do orientador) - não soma crédito
• PPGEB24 Estágio Docência na Graduação II, turma (nome do orientador)  - não soma crédito

O discente interessado em cursar disciplina em outros Programas deverá consultar a oferta de disciplinas no Programa desejado para saber a quantidade de vagas para alunos de outros cursos. As vagas são limitadas a uma porcentagem de alunos do próprio curso já matriculados.
Ex: 05 alunos do programa se matriculam, apenas 02 alunos de outros programas poderão se matricular.

A matrícula em disciplinas de outros Programas só ocorrerá após a liberação do sistema pela DIRAC, via Portal do Estudante ou via Secretarias (normalmente via Portal). O discente deve consultar o Calendário Acadêmico para saber a data exata.
Trâmites passo a passo para matrícula em outro curso:
1. Escolher a disciplina;
2. Solicitar autorização (por e-mail) para cursar a disciplina ao seu orientador(a). Após o encerramento do semestre e lançamento da nota, o aluno deverá solicitar, via Portal do Estudante, o aproveitamento dos créditos, o qual será analisado pelo Colegiado do Programa, que só será validado com a autorização do(a) Orientador(a), por isso é necessário ter a prévia autorização antes de cursar a disciplina.
3. Solicitar autorização para cursar a disciplina ao Prof. Responsável pela mesma;
4. Fazer a solicitação no Portal do Aluno;
5. Comunicar as duas secretarias:
a. secretaria ofertante da disciplina: apresentar autorização do docente responsável pela disciplina;
b. após a aprovação na Secretaria ofertante da disciplina o aluno deverá comunicar à Secretaria do seu curso: apresentar a autorização do seu Orientador(a);
6. Acompanhar a matrícula no Portal do Aluno.