15/02/2023 - 09:30 - Atualizado em 16/02/2024 - 11:55

A solicitação para equivalência/aproveitamento créditos de uma determinada disciplina poderá ser feita apenas 1 (uma) única vez.

O pedido deverá ser feito pelo Portal do Aluno, devendo conter os documentos emitidos pelos órgãos competentes da instituição de origem:

– autorização do seu orientador(a)

– histórico escolar;

– componente(s) curricular(res) com nome, créditos, carga horária e aproveitamento obtido;

– comprovação de credenciamento/autorização no caso de PPGs nacionais;

– ementa(s) do(s) componente(s) curricular(res)

Na solicitação deverá ser informado quais são as disciplinas que você deseja aproveitar os créditos e a justificativa.

Ex: disciplina QYZ01 - xxxxxxx é equivalente à PPGEBXX - xxxxxxxxx - apontar equivalências que justifiquem o seu pedido.

Atenção:

Mestrado são necessários 18 créditos.

O Doutorado tem dois currículos, (A) com a necessidade de 27 créditos e (B) com a necessidade de apenas 09 créditos.
A: para quem não fez mestrado e entrou direto no doutorado;
B: para quem cursou mestrado em qualquer instituição e iniciou o doutorado. No B, são descontamos, automaticamente, 18 créditos do mestrado e que devem ser somados a mais 09 créditos a serem cumpridos durante o doutorado, totalizando os 27 créditos.

No PPGEB a cada 15 horas/aula equivalem a 01 crédito. Você deve informar apenas as disciplinas necessárias para cumprir sua carga horária, evitando reduzir o saldo restante de créditos do seu histórico a menos que 18 créditos (já foram aproveitados automaticamente).

Atenção, consulte as informações abaixo antes de fazer o seu pedido: