LInDa - Laboratório de Instrumentação e Dosimetria

Português, Brasil

You can translate the content of this page by selecting a language in the select box.

Linda

O Laboratório de Instrumentação e Dosimetria (LInDa) foi criado no ano de 2015 e conta com uma infraestrutura muito satisfatória advinda de recursos financeiros oriundos de editais de projetos de pesquisa da FAPEMIG e do CNPq. Parte da infraestrutura do Laboratório foi também obtida por meio de doações, como resultado de interações científicas com outros centros. O LinDa é coordenador pelos professores Ana Paula Perini e Lucio Pereira Neves.

O LInDa colabora com outras Universidades e Institutos de Pesquisas: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN/CNEN-SP); Universidade Federal de Sergipe (UFS); Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP); Instituto Federal da Bahia (IFBA); Laboratório de Produtos para a Saúde do IFBA (LABPROSAUD) e Universidade Federal de Rondônia (UNIR). O laboratório possui acordo de cooperação de pesquisa com a Empresa MRA.

O LInDa está situado no Bloco 1X Sala 01-A, na Universidade Federal de Uberlândia, Campus Santa Mônica, Uberlândia, MG.

Os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos neste laboratório compreendem:

• Simulação de Monte Carlo;
  • Desenvolvimento de novos materiais dosimétricos;
  • Caracterização de materiais dosimétricos;
  • Avaliação dosimétrica de diferentes feixes de radiação;
  • Construção de equipamentos para divulgação científica (câmara de nuvens, tubo de Crookes e outros que ainda estão em construção).
  • Projeto de Extensão Meninas da Física (projeto que visa diminuir a desigualdade de gênero na área de ciências exatas).
  • Projetos de Extensão que visam a divulgação de Física Médica na comunidade de Uberlândia e Triângulo Mineiro.

Atualmente, o LInDa conta com a seguinte infraestrutura:

• 1 Cluster com 102 processadores para rodar as simulações de Monte Carlo;
  • 1 Leitora OSL para caracterização de materiais dosimétricos;
  • 1 Leitora termoluminescente (TL) para caracterização de materiais dosimétricos;
  • 1 Prensa hidráulica para o desenvolvimento de materiais dosimétricos;
  • 1 Câmaras de ionização junto com um eletrômetro para avaliação dosimétrica de diferentes feixes de radiação;
  • 1 Impressora a laser;
  • 1 Impressora colorida;
  • 1 Projetor multimídia;
  • 1 Quadro de vidro (3mx2m);
  • 1 Sala escura para medições dosimétricas;
  • 1 Pia para higienização das mãos;
  • 1 Filtro de água;
  • Furadeira, parafusadeira, estação de retrabalho, diversas brocas, bits e chaves;
  • EPI para trabalhar com radiações ionizantes;
  • Armários para os alunos colocarem seus itens pessoais;
  • Ar condicionado para climatização da sala de alunos;
  • Ar condicionado para controle de temperatura do cluster;
  • Ar condicionado portátil para controle de temperatura da leitora OSL na sala escura;
  • 50 dosímetros OSL;
  • 100 dosímetros TL;
  • Diversos objetos simuladores para emprego em radiações ionizantes.

Cada estudante de Pós-graduação possui uma mesa e cadeira própria, e um computador para realização da sua pesquisa.

Pesquisador responsável:
Pesquisador: