Biolab - Laboratório de Engenharia Biomédica

Português, Brasil

You can translate the content of this page by selecting a language in the select box.

BioLab

O Laboratório de Engenharia Biomédica (BioLab, www.biolab.eletrica.ufu.br) foi criado em 1997 pelo Prof. Alcimar Barbosa Soares, e está hoje situado no Bloco 1E do Campus Santa Mônica da UFU. O laboratório se dedica a pesquisas nas áreas de Neuroengenharia, Biorobótica, Instrumentação Biomédica, Próteses de Membros Artificiais, Reabilitação e Tecnologias assistivas, Imagens Médicas e Física Médica.

Para realização de suas atividades, o BioLab conta com a seguinte estrutura:

• Três áreas de aproximadamente 35 mcada, com estações de trabalho (com mesas, cadeiras e armários) para estudantes.
  • Uma área de aproximadamente 25 m2 para montagens mecânicas e eletrônicas.
  • Uma área de aproximadamente 25 m2 para coleta de dados e experimentos diversos com sujeitos de pesquisa.
  • Uma área de aproximadamente 25 m2 para pesquisadores e reuniões. Essa sala é utilizada para encontros virtuais e realização de reuniões semanais com estudantes e pesquisadores;
  • Uma área com minicozinha, geladeira, forno micro-ondas, cafeteira, filtro de água, pia e armários;
  • Todas as áreas possuem ar condicionado individual.

Relação de Equipamentos:

• 20 Microcomputadores modernos com alta capacidade de armazenamento e processamento de dados;
  • 2 Laptops para pesquisa de campo;
  • 1 Impressora a laser;
  • 1 Impressora jato de tinta;
  • 1 Impressora 3D;
  • 1 Bancada para o desenvolvimento de instrumentação biomédica, com ferramental base, ferro de solda, estação de soldagem/desoldagem SMD, multímetros, etc;
  • 1 Osciloscópio digital;
  • 15 Eletrodos ativos para a detecção de sinais eletromiográficos;
  • 1 Equipamento para detecção de condutância da pele;
  • 1 Eletromiógrafo de 12 canais;
  • 1 Eletroencefalógrafo de 32 canais;
  • 1 Eletroencefalógrafo de 128 canais;
  • 4 toucas de 32 canais para EEG;
  • 2 toucas de 64 canais para EEG;
  • 1 Equipamento de eletroestimulação;
  • 1 Balança digital;
  • 2 Kits de aquisição de sinais EMG/ECG;
  • 1 Poltrona para coleta de sinais biomédicos;
  • 1 Sistema para realidade virtual e aumentada Vivo;
  • 1 Telão;
  • 1 Datashow.

Dentro do BioLab, as pesquisas desenvolvidas na área de Imagens Médicas, que são coordenadas pela Profa. Ana Cláudia Patrocíno, têm parceria com o Laboratório de Análise de Imagens Médicas e Odontológicas – LAPIMO da Universidade de São Paulo (EESC – USP) e com a empresa  Ruberti & Ruberti Consultoria em Proteção Radiológica e Controle de Qualidade Ltda – ME de São Paulo-SP, que possibilita o compartilhamento de instrumentação na área de controle de qualidade e processamento de imagens, tais como:

• 3 notebooks;
  • 6 simuladores de imagens;
  • 3 medidores multiparamétricos de radiação;
  • 3 medidores de ponto focal;
  • Instrumentação para aferição de CSR;
  • Instrumentação para testes radiométricos;
  • Medidores de dose;
  • Impressora 3D;
  • 3 câmaras de ionização;
  • Placas de PMMA;
  • 4 monitores de vídeo alta resolução monocromáticos;
  • 4 digitalizadores de imagens (Filmes radiográficos);
  • 2 Flat pannels.

Além destas parcerias, as pesquisas nas áreas de Imagens Médicas e Neuroengenharia contam com a colaboração do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia para coletas de imagens  de tomografia computadorizada e de Ressonância Nuclear Magnética, e do Hospital de Clínicas da USP de São Paulo (INRAD) e do Setor de Mastologia da UNIFESP em São Paulo para realização de testes e coleta de  imagens mamográficas. Outras colaborações importantes a serem destacadas são os compartilhamentos de bases de imagens com o LAPIMO, com imagens adquiridas no Hospital Universitário da Universidade Federal de São Carlos, e com o grupo de pesquisa em Imagens Médicas (NIMed) da PUC do Rio Grande do Sul.

No Biolab, existe ainda uma interação técnica com o ICBIM/UFU, a UFSCar e com a Universidade de Genova relativamente a experimentos eletrofisiológicos envolvendo culturas de células e matrizes microeletrodo, sob coordenação do Prof. Joao Batista Destro Filho. Este trabalho objetiva desenvolver métodos computacionais de análise quantitativa destes sinais,  visando colaborar com estudos de desenvolvimento celular, incluindo o período de apoptose, e efeitos de estimulação elétrica.

Pesquisador responsável: