Prorrogação Bolsas CAPES - COVID-19

29/12/2015 - 16:09 - Atualizado em 01/05/2021 - 20:52

Prorrogação Bolsas CAPES - COVID-19

As bolsas de estudo disponíveis no Programa são provenientes das agências de fomento CAPES e FAPEMIG e sua alocação e utilização devem obedecer às normas do PPGEB e dos órgão de fomento.

Aos estudantes do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica da Universidade Federal de Uberlândia,

A CAPES publicou a Portaria 055/2020 (anexo) que possibilita a prorrogação do prazo de vigência das bolsas concedidas pela agência (CAPES) de mestrado e doutorado devido à situação de pandemia e possível comprometimento no término das atividades dos estudantes.

De acordo com a Portaria 055/2020 a prorrogação autorizada:

I - destina-se a atender, precipuamente, as necessidades de financiamento a mestrandos e doutorando para o desenvolvimento ou a conclusão dos respectivos cursos;

II - não poderá ter prazo superior a 3 (três) meses, acrescentados ao tempo total original de vigência da bolsa; e

III - não poderá estender-se para além da data de titulação do beneficiário.

Caso haja a necessidade de solicitar a prorrogação do prazo da vigência das bolsas, o estudante deverá juntamente com o orientador encaminhar à Coordenação do PPGEB, com no mínimo dois meses antes do término original da vigência da bolsa, os seguintes pedidos:

1. Solicitação de prorrogação da bolsa pelo período máximo de três meses;

2. Solicitação de dilação de prazo para conclusão do curso.

Para os estudantes cuja bolsas encerram no dia 31/07/2020, a solicitação deve ser encaminhada à Coordenação até o dia 08/05/2020.

A prorrogação poderá ser aplicada às bolsas CAPES em vigor na data da publicação  (29 de abril de 2020da Portaria e àquelas que vieram a ser concedidas durante o período de restrições relacionado à pandemia de COVID-19.

O não envio da solicitação pelo orientador no SEI, nos prazos estabelecidos, acarretará a não prorrogação da bolsa. É de total responsabilidade do discente e do orientador o pedido de prorrogação da bolsa dentro do prazo.