26/02/2015 - 14:58 - Atualizado em 10/03/2024 - 22:54

You can translate the content of this page by selecting a language in the select box.

As atividades de pesquisa associadas ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica (PPGEB) se iniciaram efetivamente em 1997 com a criação do primeiro Laboratório de Engenharia Biomédica (Biolab), então coordenado pelo Prof. Alcimar Barbosa Soares. O Biolab passou rapidamente a acomodar estudantes de graduação e pós-graduação, sendo que as duas primeiras defesas de mestrado relacionadas ocorreram já no ano de 2000: “Metodologia Para Classificação de Sinais EMG no controle de membros artificiais”, Adriano de Oliveira Andrade; “Uma Ferramenta Computacional Para Apoio a Diagnósticos de Ergonomia”, Cláudia de Souza Felipe Spirandelli. As pós-graduação em Engenharia Biomédica na Universidade Federal de Uberlândia estabeleceu-se naquele período como uma linha de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEELT) da Faculdade de Engenharia Elétrica (FEELT).

Com o passar do tempo, novas pesquisas foram desenvolvidas em parceria com outros docentes da FEELT, de outras unidades da UFU e de instituições internacionais, como a University of Edinburgh (UK), University of Reading (UK), Universidade de Ulm (Alemanha), Université Paul Verlaine Metz (França) e University of New Brunswick (Canadá).

A partir de 2000, outros docentes se associaram às pesquisas, agregando conhecimentos nas áreas de Engenharia de Computação (Engenharia de Software, Computação Gráfica, Interfaces Humano Computador), Realidade Virtual e Realidade Aumentada. No período de 2003 a 2009 a equipe se fortaleceu com a chegada de novos professores para atender ao curso de graduação em Engenharia Biomédica da UFU, que iniciou em 2006. A atuação deste grupo na área de Engenharia Biomédica, e sua intensa produção acadêmica e científica, culminou na proposta de criação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica em 2012. Ainda neste ano foi criado o Núcleo de Inovação e Avaliação Tecnológica em Saúde (NIATS). Em 2014 foi criado o Núcleo de Tecnologia Assistiva (NTA). A partir de 2015 docentes da área da Física Médica se associaram ao PPGEB, ampliando e reforçando as pesquisas realizadas no Programa e ainda agregando novos laboratórios (LInDa e LImF) ao programa. Em 2019, iniciou o doutorado no PPGEB e em 2020 docentes que atuam na área da saúde e tecnologia se juntaram ao Programa.

Em março de 2015 aconteceu a primeira defesa de mestrado do PPGEB. O discente Rogério Anastácio, orientado pela Profa. Ana Claudia Patrocinio, defendeu a dissertação "Segmentação e volumetria automática de fígado a partir de imagens tomográficas". Em janeiro de 2024 ocorreu a primeira defesa de doutorado do PPGEB. A discente Luanne Cardoso Mendes, orientada pelo Prof. Adriano de Oliveira Andrade, defendeu a tese "Design and validation of a serious game for rehabilitation and monitoring of individuals with Parkinson’s disease". Essa tese de doutorado foi marcada ainda pela dupla titulação, obtida em parceira com a Universidade de Lorraine (França). A estudante Luanne fez doutorado cotutela e foi orientada pelo Prof. Yann Morère na instituição francesa.

LTEngBiomed